BLOG

em-qual-momento-pode-ser-realizado-a-busca-e-apreensao-dentro-da-minha-casa

Em Qual Momento Pode ser Realizada a busca e Apreensão Dentro da Minha Casa?

A Constituição Federal consagra a casa como asilo inviolável do indivíduo, delimitando, taxativamente, em quais hipóteses tal direito fundamental pode ser superado.

Nesta senda, dispõe o art. 5º, inciso XI da Constituição Federal que “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante de delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

A inviolabilidade do domicílio é um direito que acoberta os cidadão do mundo todo e tem origem no Direito Inglês, conforme podemos inferir no discurso de Lord Chatham no Parlamento Britânico: “O homem mais pobre desafia em sua casa todas as forças da Coroa, sua cabana pode ser muito frágil, seu teto pode tremer, o vento pode soprar entre as portas mal ajustadas, a tormenta pode nela penetrar, mas o Rei da Inglaterra não pode nela entrar”. Entre nós, vigora desde o Império.

Saiba que a inobservância às regras da inviolabilidade de domicílio é uma afronta a Constituição e aos direitos e garantias fundamentais de qualquer cidadão (seja pobre ou rico) e, diante dessa ilegalidade, um advogado criminalista deverá se fazer presente para preservar seus direitos, cessar o abuso de autoridade e pleitear a reparação dos danos morais e matérias.

A Todorovic Advogados conta com uma equipe de advogados criminalistas para lhe atender 24 horas por dia em casos de invasão de domicílio em desacordo com a Constituição Federal.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email
1
Precisando de atendimento emergencial?
Olá, precisando de atendimento emergencial? O Dr Ronald Todorovic irá lhe ajudar.